Carnaval a valer é em Aveiro

19 de Fevereiro de 2019

Em Ílhavo a tradição do carnaval mantem a ligação com o mundo rural.

O desfile, genuinamente português e em torno das tradições da terra, mantém a tradição de sátira e critica social, sendo organizado pela associação local “Os Baldas”. A abertura do carnaval é dada, em arruada, pelos Tó-Có-Corno, um insólito grupo, associado aos Cardadores, que percorre Vale de Ílhavo, a anunciar os festejos, como o seu nome indica, tocando corno ou búzio.

Vale de Ílhavo é uma localidade, de características marcadamente rurais, localizada no extremo sudeste do Município de Ílhavo, que é também conhecida pelas suas padeiras, que confecionam as tradicionais padas e os folares tão apreciadas na região.

Os Cardadores, personagens míticas de Vale de Ílhavo, com características únicas, marcam presença nesta iniciativa com as suas brincadeiras, saltos e corridas inesperadas, percorrendo o cortejo e misturando-se no meio do público num corrupio, provocando grande alarido devido aos apitos, sinetas e guizos que trazem amarrados a si e aos excêntricos trajes que envergam.

Mais curiosidades AQUI.

Aproveite esta época especial para visitar Aveiro e para a sua estadia escolha as excelentes condições de estadia do Hotel Jardim.

 

 

Tempo